Como pedir Certidão de Protesto online

O pedido da Certidão de Protesto online pode facilitar a busca do usuário. No entanto, a maior parte possui dúvida de como o processo deve ser feito. Muitas pessoas não encontram dívidas no SPC SERASA, e quando tentam um crédito em algum estabelecimento são surpreendidas ao serem informadas que possuem um protesto em seu nome.

Para auxiliar confira o artigo a seguir veja como funciona.

O que é Certidão de Protesto

A certidão de protesto ao ser apresentada serve para comprovar existência ou não de protestos em seu nome ou no nome de qualquer pessoa física ou jurídica.

Tipos de Certidões

A certidão gratuita tem como exemplo a da Receita Federal, Previdência Social, Municipal. No entanto, a municipal é solicitada o pagamento de uma taxa específica.

Além disso, pode existir Fundo de Garantia, a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, entre outras. No entanto, a lista segue, pois existem as de pedido de falência, a de concordata e recuperação, a do Tribunal Regional do Trabalho, ou a de processos cíveis criminais ou trabalhistas em andamento.

Nota: todas as certidões negativas possuem validade que pode alterar conforme data e órgão emissor.

Aprenda a pedir Certidão de Protesto online

Abaixo trazemos algumas etapas para pedir a Certidão de Protesto online, confira as opções:

Certidão da Receita Federal

Esta certidão tem como objetivo os tributos federais e Previdência Social.  Se a pessoa possui alguma de pendência em qualquer um dos dois órgãos, não ocorre a emissão. Para o pedido, entre aqui: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATSPO/Certidao/CndConjuntaInter/InformaNICertidao.asp?tipo=1 e digite CNPJ.

Certidão Municipal

Todas as prefeituras possuem alguma particularidade para pesquisa, e pode solicitar a Inscrição Municipal junto com o CNPJ. Em alguns casos pode ser pedido o pagamento de taxas. Para verificar entre no site da sua prefeitura e coloca CNPJ e a senha web do contribuinte.

Tribunal da Justiça

Além disso, o Tribunal da Justiça permite emitir algumas certidões, são elas:

  • Certidão de Falência, Concordatas e Recuperações (Sujeito a pagamento de taxa).
  • Certidão de Ações Cíveis, Família e Sucessões, Execuções Fiscais (Gratuita).
  • Certidão de Distribuição de Ações Criminais online (Gratuita)
  • Certidão de Execução Criminal (Gratuita)

Para os pedidos, acesse aqui, o site do Tribunal da Justiça.

Certidão de FGTS

Com a Certidão de FGTS é possível verificar a regularidade do empregador e obter o correspondente Certificado de Regularidade do FGTS – CRF, para os fins previstos em Lei. Para a busca, entre nesta página: https://www.sifge.caixa.gov.br/Cidadao/Crf/FgeCfSCriteriosPesquisa.asp

Certidão Negativa da Justiça do Trabalho

Com Certidão Negativa da Justiça do Trabalho é possível verificar se existem processos trabalhistas para pessoa física ou pessoa jurídica. Entre aqui: http://www.tst.jus.br/certidao

 

Certidão Negativa de Protesto

Por fim, é possível pedir a Certidão Negativa de Protesto online. A finalidade desta certidão é comprovar que não existem dívidas junto ao cartório de protestos.

Para solicitar certidão é necessário informar nome completo, CNPJ ou CPF e RG da pessoa pesquisada, veja aqui como solicitar a consulta protesto grátis.

Já para expedição de certidões, procure diretamente os serviços de distribuição ou tabelionatos da Comarca (agrupamento de Municípios). Caso exista alguma dúvida sobre a Certidão de Protesto online, não deixe de deixar o seu comentário logo abaixo.

Deixe uma resposta